top of page

Introdução

A Doença de Graves (DG) é uma doença autoimune da tiroide que se manifesta por um hipertiroidismo caraterizado pela presença de um bócio e, às vezes, oftalmopatia e dermopatia. (1)

A DG afeta, em média, 0.5% da população e é a principal causa dos casos de hipertiroidismo (entre 50 e 80%). Esta doença predomina no sexo feminino com um ratio mulher/homem entre 5-10/1. A doença afeta, maioritariamente, mulheres jovens. 

O diagnóstico biológico faz-se quando é detetado um valor da TSH abaixo do valor normal. A taxa de hormonas T3 e T4 aumenta no sangue e permite saber a gravidade do estádio da doença. (2)

História

A Doença de Graves foi, inicialmente, identificada nos princípios do século XVIII por Caleb Parry (3). Posteriormente, a DG foi descrita e desenvolvida pelos médicos Karl Von Basedow (alemão) e Robert Graves (irlandês) entre 1835 e 1840. Por isso, a DG também é conhecida por “Doença de Basedow” ou “Doença de Basedow-Graves”. (1)

Referências:

 

(1) RMS autor: Pr Jacques Philippe ano publicação : 2009

(2) http://www.orl-hopital-lariboisiere.com/Maladie-Basedow.html autor: Hôpital Lariboisière service d’ORL ano: 2012

(3) http://www.thyroid.ca/fr/thyrotoxicosis.php autor: Hortensia Mircescu (Division d’endocrinologie, Centre hospitalier de l’Université de Montréal, professeure adjointe de clinique, Faculté de médecine, Université de Montréal.) ; ano publicação 2010 

bottom of page