top of page

Patógenese

Se os processos imunológicos responsáveis pela DG são poucos conhecidos, a causa do hipertiroidismo é a presença de anticorpos circulantes do tipo IgG que se ligam e ativam o receptor da TSH. Esta ativação resulta numa hiperplasia das células foliculares tiroideias, ou seja, estimula o crescimento e proliferação destas células cujo funcionamento se torna independente do estimulo da TSH, o que causa o aumento da glândula tiroideia (bócio) e o aparecimento de nódulos da tiroide. (1) Na DG os linfócitos T reagem com os péptidos derivados dos antigénios tiroideus, tornando-se ativos. (2) Isto faz com que os linfócitos B aumentem a produção de anticorpos contra estes antigénios. Sendo quatro os antigénios a incidir: tireoglubina (Tg), peroxidase tiroideia (TPO), co-transportador de sódio-iodo e receptor de TSH.  Vão ligar-se anticorpos anti-receptor da tireotropina (anti-rTSH) ao recetor de TSH o que vai activa-lo. Consequentemente, a adenilato ciclase tiroideia vai tornar-se mais ativa causando síntese e secreção hormonais, crescimento da glândula tiroideia e aumento da sobrevivência celular. (3)  A ativação do receptor TSH e os anti-TSH também vão ser responsáveis pela estimulção da síntese do co-transportdaor de sódio-iodo, contribuindo para o aumento da captação de iodo pelo tecido tiroideu. (2) O aumento deste aporte de iodo pode levar a um aumento da produção hormonal, mais especificamente das hormonas T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), o ratio normal de produção da hormona T3 é de 20% no total das hormanas secretadas, enquanto na DG ela aumenta até um terço. (1) 

Para explicar a proliferação celular e capacidade de sintese das hormonas tiroideias, mutações somáticas ativadoras do gene do recetor da TSH e da proteina Gs-α, implicada na produção de AMP ciclico, foram encontrados em numerosos casos.

A oftalmopatia é uma das manifestações principais da DG e é caracterizada por inflamação e edema dos músculos extra-oculares e aumento do tecido adiposo e conjuntivo da órbita. Resulta da resposta autoimune de um ou vários antigénios localizados na órbita. A expressão do receptor de TSH pelos fibroblastos e os pré-adipócitos teria um papel importante. (2)

 

Também pode ocorrer que alguns pacientes apresentem dermopatia. Este sintoma não é tão presente como os outros, provavelmente, porque antes de se manifestar, a DG já foi diagnosticada e tratada. Os doentes que tem dermopatia também apresentam níveis elevados de anti-rTSH mas ainda não há provas que os anti-rTSH ou os linfócitos T tenham um papel na aparição da dermopatia. Embora se pense que, como os fibroblastos dérmicos produzem naturalmente o receptor deTSH, os anti-rTSH estimulariam a síntese de glicosaminoglicanos pelos fibroblastos o que levaria a dermopatia. (2)

Referências:

 

(1) RMS autor: Pr Jacques Philippe ano publicação : 2009

(2) Neves autores: Celestino Neves*, Marta Alves*, José Luís Delgado†, José Luís Medina* ano publicação:2008

(3) http://www.nedo.pt/item.aspx?id_item=126&id_rubrica=81&id_seccao=3 autor:

bottom of page